Início do cabeçalho do portal da UFERSA

I Semana de Ciências Exatas e Naturais

O Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros (CMPF), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, vem se destacando nesse município do Rio Grande do Norte com a oferta de cursos de graduação em engenharias e em arquitetura e urbanismo, que têm como base de formação o estudo das ciências exatas: Física, Química e Matemática.

O Departamento de Ciências Exatas e Naturais (DECEN) do CMPF, com o objetivo de estimular o gosto pelas ciências exatas, realiza periodicamente as Olimpíadas de Cálculo, as Olimpíadas de Física, as Olimpíadas de Química e a Competição de Foguete, em eventos separados. Esses eventos independentes e consolidados promovidos pelo DECEN têm crescido a cada edição, o que levou a construção da proposta de realização da I Semana de Ciências Exatas e Naturais (SECEN) do CMPF, com a ideia de reuni-los e realiza-los dentro de um evento maior.

Nessa perspectiva, a I SECEN do CMPF vem dar maior proporção às Olimpíadas e às Competições realizadas pelo DECEN/CMPF, buscando divulgar e popularizar o conhecimento das ciências exatas estimulando o estudo por meio de competições entre estudantes, e ao mesmo tempo, desmistificando e descontruindo a visão dessas ciências como o “terror” dos cursos da área de engenharias e tecnologias, que têm as ciências exatas e naturais como base da formação.

Para tanto, a I SECEN do CMPF estará vinculada a outros projetos de extensão, que são: a II Olimpíada de Física da UFERSA, a II Olimpíada de Química da UFERSA, a IV Olimpíada de Cálculo da UFERSA e a Competição de Foguetes. Além disso, lançará a I Olimpíada de Matemática da UFERSA no Ensino Médio da Cidade de Pau dos Ferros.

A I SECEN do CMPF também contemplará a divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelos docentes do DECEN no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. Assim, apresenta em sua programação atividades que envolverão momentos de discussão e de aprendizagens em torno dos conhecimentos da Física, da Química e da Matemática aplicados às engenharias e à pesquisa científica através de apresentação de trabalhos, gincanas, competições e palestras.

Destarte, trata-se, portanto, de um evento que visa contribuir, especialmente, com a popularização das ciências exatas e naturais, de modo a despertar o interesse de estudantes de graduação, de pós-graduação e do ensino médio pelo estudo e pela ciência, como agentes ativos no processo de aprendizagem.

 

 

8 de julho de 2019. Visualizações: 1068. Última modificação: 27/08/2019 09:32:42